INÍCIO A EMPRESA Calcule o seu Seguro NOSSOS SERVIÇOS CONTATOS PARCEIROS LINKS ÚTEIS

Cotação

de preços

Após a avaliação das necessidades do segurado, o corretor (ou seu representante) realiza cotações junto às seguradoras.

Dica: Para comparar os preços, verifique se as coberturas são iguais.

Contratação

do seguro

O segurado avalia as cotações e escolhe a opção mais adequada, considerando o preço e os benefícios oferecidos. A partir da vigência da proposta tem início o seguro.

Dica: A seguradora dispõe do prazo legal de 15 dias para avaliar o risco e emitir a apólice ou recusar a proposta.

Pagamento

do seguro

O segurado pode optar, de acordo com o produto/seguradora, por débito em conta (preferencialmente), boleto bancário ou cartão de crédito.

Vistoria

A seguradora pode solicitar uma vistoria prévia do bem para verificar seu estado de conservação antes de aceitar o risco. Dica: É importante confirmar os dados de contato no momento da contratação do seguro.

Recebimento

da apólice

Após a aceitação do risco a seguradora emite uma apólice, que é enviada ao segurado ou ao corretor, contendo as condições do seguro (e boletos bancários quando for o caso).

Dica: A maioria das seguradoras envia as apólices diretamente ao endereço do segurado, por isto é importante confirmá-lo na contratação. Atenção: somente as seguradoras emitem apólices de seguros.

Procedimentos no caso de sinistro

No caso de sinistro o segurado deve atentar para as providências necessárias para que tudo corra bem para o recebimento da indenização. 

Dica: É muito importante ter o número da central de atendimento da seguradora (no celular, porta-luvas do carro, adesivo ou cartão da seguradora) para avisar os sinistros e chamar os serviços de assistências.

No caso de acidente de automóvel, elaboramos para você um guia rápido de uma página com orientações gerais de como agir: Como proceder em casos emergenciais de acidentes

Alterações 

na apólice

(endossos)

O segurado deve informar ao corretor ou diretamente à seguradora eventuais alterações no seguro.

Dica: É importante informar estas alterações para evitar problemas na ocorrência de sinistros.

Cancelamento

do seguro

O seguro pode ser cancelado a pedido do segurado (ex. venda o bem) ou da seguradora (ex. por falta de pagamento dos prêmios). Nestes casos é utilizada uma tabela de proporcionalidade para o cálculo do prêmio (e eventuais restituições ao segurado) e também do período de cobertura do seguro.

 Renovação

do seguro

Normalmente os corretores ou em alguns casos as seguradoras fazem contato com o segurado um período antes do vencimento da apólice para oferecer a renovação do seguro.

Dica: Confirma os dados e informe eventuais alterações ainda não realizadas através de endossos. Aproveite para avaliar se as coberturas estão adequadas às suas necessidades.